AGRESSIVIDADE DE CRIANÇAS INSERIDAS NO PROJETO NADAR, DE ACORDO COM GÊNERO, RAÇA, ATIVIDADES EM TEMPO LIVRE E COMPORTAMENTO DOS PAIS

Autores/as

  • Brunna Librelon Costa Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
  • Ronilson Ferreira Freitas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc.
  • Gustavo Souza Santos Bacharelando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integras Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.
  • Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-CEAD/Unimontes e Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
  • Betânia Maria Araújo Passos Ogando Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.
  • Josiane Santos Brant Rocha Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.21596

Palabras clave:

Agressividade Familiar, Agressividade Escolar, Crianças

Resumen

A agressividade na infância instiga à busca pelas causas deste comportamento que prejudica o desenvolvimento saudável da criança. Objetivou-se analisar a agressividade de crianças incluídas em um projeto social de natação de acordo com as atividades feitas em tempo livre, comportamento dos pais, gênero e raça. Trata-se de um estudo descritivo, onde 100 crianças de ambos os sexos e idades entre 7 e 12 anos foram avaliadas. A escala de agressividade utilizada analisou a agressividade familiar, escolar e geral. Os resultados mostram maior agressividade familiar e geral em crianças agredidas fisicamente pelos pais e que os meninos são mais agressivos que as meninas no ambiente escolar significativamente (p>0,05). Recomenda-se trabalhos longitudinais com foco na relação pais/filhos para compreender o desenvolvimento da agressividade na infância e com amostras mais representativas para que esta conduta possa ser explorada em diferentes realidades.

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Biografía del autor/a

Brunna Librelon Costa, Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Ronilson Ferreira Freitas, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros-FIPMoc.

Bacharelando em Farmácia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc

Gustavo Souza Santos, Bacharelando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integras Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Bacharelando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integras Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros-CEAD/Unimontes e Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.

Mestre em Avaliação Fisica nas Ativ. Fisicas e Desportivas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro- UTAD, Portugal. Membro do Grupo de Pesquisa do Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros.

Betânia Maria Araújo Passos Ogando, Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - CEAD/Unimontes.

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal. Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UNIMONTES e Professora efetiva da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Josiane Santos Brant Rocha, Centro de Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - FIPMoc.

Doutora em Ciência do Desporto pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal.

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

COSTA, B. L.; FREITAS, R. F.; SANTOS, G. S.; REIS, V. M. C. P.; OGANDO, B. M. A. P.; ROCHA, J. S. B. AGRESSIVIDADE DE CRIANÇAS INSERIDAS NO PROJETO NADAR, DE ACORDO COM GÊNERO, RAÇA, ATIVIDADES EM TEMPO LIVRE E COMPORTAMENTO DOS PAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i4.21596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21596. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais