PREVALÊNCIA DE INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM JOVENS ATLETAS

Autores/as

  • Leonardo de Sousa Fortes Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sebastião de Sousa Almeida Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.19603

Palabras clave:

Transtornos Alimentares, Imagem Corporal, Atletas

Resumen

O objetivo do estudo foi comparar a prevalência de insatisfação corporal (IC) e comportamento alimentar inadequado (CAI) em jovens atletas. Participaram 580 atletas de ambos os sexos. Avaliou-se IC pelo Body Shape Questionnaire. Examinou-se o CAI pelo Eating Attitudes Test. Utilizou-se o qui-quadrado para comparar as prevalências entre sexos e esportes. Os resultados evidenciaram que Basquetebol e Judô foram modalidades que apresentaram mais atletas masculinos com IC (p<0,05). Nas meninas, estas diferenças foram significativas entre alguns esportes (p<0,05). Ademais, os meninos que praticavam futebol, basquete e tae-kwon-do demonstraram maior prevalência de CAI (p<0,05). Concluiu-se que existem diferenças de prevalência de IC e CAI entre os esportes segundo sexo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo de Sousa Fortes, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFJF). Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer (UFJF). Mestre em Educação Física(UFJF). Membro do Laboratório de Estudos do Corpo (UFJF). Integrante do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade Humana (CNPq).

Sebastião de Sousa Almeida, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular e Diretor da da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience (Brasil) e Estudos de Psicologia (Natal). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 14 Doutorados, 23 Mestrados e 21 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes.

Maria Elisa Caputo Ferreira, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento.

Publicado

2014-03-10

Cómo citar

FORTES, L. de S.; ALMEIDA, S. de S.; FERREIRA, M. E. C. PREVALÊNCIA DE INSATISFAÇÃO CORPORAL E COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES EM JOVENS ATLETAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.19603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19603. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais