ASPECTOS CURRÍCULARES DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Paulo José Barbosa Gutierres Filho UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • Maria Dolores Alves Ferreira Monteiro UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO
  • Rudney da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
  • Carla Regiane Vargas Escola Educação Básica de São João Batista

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.19578

Palabras clave:

Docentes, Educação Física, Ensino Superior, Educação Inclusiva.

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar os aspectos curriculares associados à formação no ensino superior em Educação Física do Estado de Santa Catarina para atuação na educação inclusiva. Os participantes foram selecionados aleatoriamente a partir de critérios relacionados aos sujeitos e às Instituições, totalizando 17 indivíduos previamente identificados em 12 das 25 Instituições de Ensino Superior em Educação Física do Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário, construídos especificamente para este estudo. Os dados categoriais foram analisados através da análise de conteúdo e os dados numéricos através da estatística descritiva. Pode-se concluir que os aspectos curriculares associados à formação no ensino superior em Educação Física do Estado de Santa Catarina para atuação na educação inclusiva têm buscado atender esta necessidade cada vez mais emergente, contudo, este processo tem ocorrido de forma incipiente, com algumas ações docentes isoladas e com carências de recursos físicos, humanos e metodológicos que afetam todo o processo de educação inclusiva na universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo José Barbosa Gutierres Filho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Dr.

Departamento de Educação Física e área da Atividade Motora Adaptada

Maria Dolores Alves Ferreira Monteiro, UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO

Dr.

Departamento de ?C?i?ê?n?c?i?a?s? ?d??o? ??D??e?s?p?o?r?t?o? ??E??x???e?r?c??í?c?i?o? ?e? ??S??a??ú?d?e ?

Área da Atividade Física e Saúde

?

Rudney da Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Dr.

Departamento de Educação Física e área da Atividade Motora Adaptada

Carla Regiane Vargas, Escola Educação Básica de São João Batista

Ms.

Departamento de Educação Física e área da Atividade Motora Adaptada

Publicado

2014-03-10

Cómo citar

GUTIERRES FILHO, P. J. B.; MONTEIRO, M. D. A. F.; DA SILVA, R.; VARGAS, C. R. ASPECTOS CURRÍCULARES DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.19578. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19578. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais