EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Autores/as

  • Cristianne da Silva Reis Universidade Federal do Paraná
  • Iverson Ladewig Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19237

Palabras clave:

Síndrome de down - focos de atenção - dica aguda

Resumen

Resumo:O objetivo desta pesquisa foi verificar o resultado do arremesso lance livre adaptado, de uma criança com Síndrome de Down, do sexo masculino (idade 9 anos e 1 mês, sem experiência), aluno de uma escola especial de Curitiba – Paraná, em apenas um dia na própria escola e horário em que estuda com utilização de dicas agudas e dois focos de atenção (externo e interno), definidos por sorteio, sem treinamento. O aluno realizou o foco interno (FI) arremessando uma bola em uma cesta, após a instrução: “Bola no peito! Arremesse!”. A realização do foco externo (FE) foi da mesma forma, com a única diferença que a instrução foi: “Bola na cesta! Arremesse!”. Os arremessos foram filmados em 2D (60Hz) no plano sagital. A partir de um conjunto de 20 arremessos, foram divididos aleatoriamente em 10 tentativas para cada condição (FI e FE). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS (versão 18.0). A estatística descritiva qualitativa com ênfase na análise das frequências resultou em 30% de todas as tentativas válidas foram em acerto, e 70% foram erro na condição de FI. Na condição de FE, 50% foi acerto, e 50% foi erro. A condição de FE teve vantagem sobre a condição de FI.

 

Palavras-chave: Síndrome de down -  focos de atenção -  dica aguda.[1]

 


[1] O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristianne da Silva Reis, Universidade Federal do Paraná

Mestrado na área de Educação Física, na área de pesquisa em Ciências do Esporte - Departamento de Educação Física -  Comportamento Motor - Orientador: Iverson Ladewig - UFPR - 2011. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1426824149978102

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

REIS, C. da S.; LADEWIG, I. EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19237. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais