PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICA AVALIATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS

Autores/as

  • Luciene Farias Melo Doutora da Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu.
  • Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM;

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.18838

Palabras clave:

avaliação, Educação Física escolar, métodos de pesquisa

Resumen

Neste estudo objetivou-se investigar a produção de conhecimentos sobre a prática avaliativa (PA) de professores de Educação Física (EF) publicada em artigos nas décadas de 1990 a 2010, analisando as escolhas metodológicas, como: a abordagem de pesquisa, o delineamento; os instrumentos e o tipo de população pesquisada. A amostra, composta por 18 artigos, foi coletada nas bases de dados SCIELO, SIBRADID e EBSCO-SPORT DISCUS. O trabalho inclui a descrição e a categorização dos dados expostos em tabelas, analisados com métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados apontaram um restrito número de produções que abordam a PA do professor que abarquem com a complexidade do processo de avaliação nos diferentes níveis do Ensino Básico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciene Farias Melo, Doutora da Universidade São Judas Tadeu

Professora Doutora pelo programa de pós-graduação - USJT; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/Observatório da Educação).

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu.

Doutora em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, professora e coordenadora do programa de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu.

Osvaldo Luiz Ferraz, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM;

Doutora em Psicologia Educacional pela UNICAMP; Orientadora da pesquisa; Professora Doutora do Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/Observatório da Educação).

Publicado

2014-03-10

Cómo citar

MELO, L. F.; MIRANDA, M. L. de J.; FERRAZ, O. L.; NISTA-PICCOLO, V. L. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICA AVALIATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.18838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18838. Acesso em: 1 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão