DAS GYMNASTICAS NOS QUARTÉIS AO ESPORTE COMPETITIVO: ANÁLISES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ENTRE OS MILITARES ATÉ A FUNDAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS MILITARES

Autores/as

  • Karina Barbosa Cancella Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18134

Palabras clave:

História do Esporte, Forças Armadas, Ligas Esportivas

Resumen

O esporte militar apresentou grande projeção em todo o mundo nas últimas décadas e suas estruturas organizacionais passaram a se equiparar às organizações esportivas de alta performance. No entanto, o processo de introdução das práticas esportivas no interior dos quartéis, assim como os principais objetivos e instrumentos utilizados ainda é uma temática pouco trabalhada nas pesquisas sobre História do Esporte no Brasil. Este artigo, utilizando os pressupostos da História Comparada e o método de análise crítica de documentos, visa analisar os períodos iniciais de contato dos militares brasileiros com o esporte enfocando o processo de transição da prática das gymnasticas à implantação do esporte competitivo, formalizado a partir da fundação das Ligas Esportivas Militares em 1915.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Barbosa Cancella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (UFRJ); Bolsista CAPES; Integrante do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ); Especialista em Educação a Distância (UGF); Bacharel e Licenciada em História (UGF).

http://lattes.cnpq.br/7270344088604887

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

CANCELLA, K. B. DAS GYMNASTICAS NOS QUARTÉIS AO ESPORTE COMPETITIVO: ANÁLISES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ENTRE OS MILITARES ATÉ A FUNDAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS MILITARES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.18134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18134. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais