AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores/as

  • Fernanda Moreto Impolcetto Faculdades Integradas Claretianas
  • Janaina Demarchi Terra Universidade Federal de Alagoas
  • Luís Fernando Rocha Rosário E. M. Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, São Sebastião - SP
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.15213

Palabras clave:

Práticas Corporais Alternativas, Educação Física Escolar, Conteúdo, Sistematização, Organização

Resumen

AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Considerando a importância da Educação Física escolar proporcionar aos alunos o maior número possível de vivências, conhecimentos e reflexões dos mais variados componentes da cultura corporal, o objetivo do presente trabalho é apontar possibilidades para o desenvolvimento das Práticas Corporais Alternativas (PCAs) como conteúdo a ser vivenciado, compreendido e incorporado pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, apresenta-se a conceituação das PCAs, a justificativa da importância deste conteúdo ser tratado na escola, sugestões do que os alunos podem aprender sobre PCAs nas aulas de Educação Física escolar e uma proposta de classificação das mesmas para as primeiras séries do Ensino Fundamental.

 

Palavras-chave: Práticas Corporais Alternativas. Educação Física escolar. Conteúdo. Sistematização. Organização.

BODY AS ALTERNATIVE PRACTICE  AS  CONTENT OF SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

 

Considering the importance of school physical education provide for the students the greatest possible of body culture, the aim of this study is to show the possibilities for the development of alternative body practices (PCAs) as content to be experienced, understood and built by students from 1st to 5th years of elementary school. To achieve this goal, we present the concept of PCAs, to justify the importance of this content to be treated at school, suggestions of what students can learn about PCAs in school physical education classes and a proposal for their classification in the first series of Elementary School.

 

Keywords: Alternative Body Practies. School Physical Education. Content. Systematization. Organization.

 

LAS PRÁCTICAS ALTERNATIVAS DEL CUERPO COMO CONTENIDO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA

 

Considerando la importância de la educación física escolar proporcionar a los estudiantes el mayor número posible de experiências, conocimientos y reflexiones de los diversos elementos de la cultura del cuerpo, el objetivo de este trabajo es mostrar las posibilidades para el desarrollo de Prácticas Alternativas del Cuerpo (PCAs) como el contenido a ser vivido, entendido y construido por estudiantes de 1 º a 5 º años de la escuela primaria. Para alcanzar este objetivo, se presenta el concepto de lãs PCAs, La justificación de la importância de estos contenidos a tratar em la escuela, sugerencias de que los estudiantes pueden aprender acerca de las PCAs em las clases de educación física y uma propuesta para su clasificación para las primeras series de La Escuela Primaria.

 

Palabras Clave: Prácticas Alternativas del Cuerpo. Educación Física Escolar. Contenido. Sistematización. Organización.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Moreto Impolcetto, Faculdades Integradas Claretianas

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é doutoranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP de Rio Claro e professora das Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro, ministra aulas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, responsável pelas disciplinas de Introdução à História e Teoria da Educação Física, Bases Filosoficas e Sociologicas do Movimento Humano, Voleibol, Didática da Educação Física e Recreação e Lazer e no curso de Licenciatura em Pedagogia, na disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino da Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física escolar, é membro do grupro de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar) desenvolvendo pesquisas principalmente na área de organização/sistematização dos conteúdos da Educação Física escolar.
Currículo Lattes: <a href= "http://lattes.cnpq.br/8235194832537824http://lattes.cnpq.br/8235194832537824"target="_blank">http://lattes.cnpq.br/8235194832537824</a>Currículo Lattes: <a href=

Janaina Demarchi Terra, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas.

Luís Fernando Rocha Rosário, E. M. Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, São Sebastião - SP

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Mestre em Ciências da Motricidade pela UNESP, Campus de Rio Claro - SP. Professor do município de São Sebastião – SP, na E. M. Guiomar Aparecida da Conceição Sousa.

http://lattes.cnpq.br/1359943828035765

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP, São Paulo – SP. Mestre em Educação Física pela USP, São Paulo – SP. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP, São Paulo – SP. Livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Rio Claro – SP. Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da UNESP, Campus de Rio Claro – SP.

http://lattes.cnpq.br/1055731898835975

Publicado

2013-03-28

Cómo citar

IMPOLCETTO, F. M.; TERRA, J. D.; ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i1.15213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/15213. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ensaios