PEDAGOGIA DO ESPORTE E AUTONOMIA: UM ESTUDO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores/as

  • Gisele Viola
  • Roberto Paes UNICAMP
  • Larissa Galatti docente do IASP-UNASP e da UNINOVE
  • Sheila Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.10913

Palabras clave:

Esporte, Projeto social, Autonomia.

Resumen

O estudo enfoca a perspectiva educacional do esporte em Projetos Sociais, em especial no trato com a autonomia. Para tal, analisa a conduta didática de professores do Programa Ensino Esporte e Juventude (PEEJ) no município de Taubaté-SP, a fim de confrontar a inclusão ou não do estímulo à autonomia no planejamento, com a descrição que os próprios professores fazem de sua prática em relação ao estímulo à autonomia no cotidiano das aulas. A estruturação metodológica do estudo inclui uma revisão bibliográfica inicial, seguida da análise de 50 Planos de Aula de 6 professores do PEEJ, que também responderam a um questionário semi-estruturado acerca do tema autonomia e sua aplicação ao longo das aulas esportivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gisele Viola

Especialista em Pedagogia do Esporte pela UNICAMP

Roberto Paes, UNICAMP

Prof. Dr. na UNICAMP

Larissa Galatti, docente do IASP-UNASP e da UNINOVE

Profª Dr.ª

Publicado

2011-12-26

Cómo citar

VIOLA, G.; PAES, R.; GALATTI, L.; RIBEIRO, S. PEDAGOGIA DO ESPORTE E AUTONOMIA: UM ESTUDO EM PROJETO SOCIAL DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.10913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10913. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais