JEAN FOURASTIÉ E A GRANDE ESPERANÇA NO PROGRESSO TÉCNICO, NA PRODUTIVIDADE E LAZER

Autores/as

  • Cathia Alves Uniararas
  • Alice da Silva Romualdo -----
  • Nelson Carvalho Marcellino Unimep

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.10319

Palabras clave:

Fourastié, J., lazer, progresso técnico e produtividade.

Resumen

O estudo descreve as relações entre o progresso técnico, a produtividade e o lazer a partir das principais obras de Jean Fourastié. O texto apresenta as relações que acontecem entre os três elementos, a partir do progresso técnico baseado na produção e consumo, e descreve como ele e a produtividade influenciam o lazer, partindo de elementos gerados historicamente. Jean Fourastié defende o progresso técnico como principal esperança de vida para a população no futuro e assinala que vê no turismo uma das possibilidades de prazer no tempo de lazer.Conclui-se, ainda, que as relações estabelecidas pelo autor entre o progresso técnico, a produtividade e o lazer são complementares, quer esses elementos sejam considerados como pares ou de forma encadeada.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cathia Alves, Uniararas

Mestre em Educação Física, professora da rede pública de ensino na cidade de Sumaré-SP; docente do curso de Educação Física da Uniararas, Araras - SP; integrante do GPL (Grupo de Pesquisa em Lazer), Unimep, Piracicaba - SP.

Alice da Silva Romualdo, -----

Bacharel em Educação Física pela Unimep e integrante do GPL (Grupo de Pesquisa em Lazer), Unimep, Piracicaba - SP

Nelson Carvalho Marcellino, Unimep

Livre-docente em Educação Física - Estudos do Lazer; docente do curso de Educação Física da Unimep, Piracicaba - SP; pesquisador do CNPq; líder do GPL (Grupo de Pesquisa em Lazer), Unimep, Piracicaba - SP

Publicado

2011-12-25

Cómo citar

ALVES, C.; ROMUALDO, A. da S.; MARCELLINO, N. C. JEAN FOURASTIÉ E A GRANDE ESPERANÇA NO PROGRESSO TÉCNICO, NA PRODUTIVIDADE E LAZER. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.10319. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10319. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Ensaios