A Physical Education teacher, a server on leave, an associate professor, a liberal professional, a graduate supervisor

singularities of a research group in the midst of the Covid-19 pandemic

Authors

  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil brancofraga@gmail.com
  • Daniela Meirelles Lagranha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil dlagranha@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-4316-9044
  • Ana Paula Dahlke Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil anapauladahlke@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8728-5322
  • Adriane Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil adriane.vieira@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3846-0873
  • Andressa Marques da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil dessa.marqs@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2762-0723

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69721

Keywords:

Education, Graduate, Research Groups, COVID-19 pandemic, Life

Abstract

In this essay we deal with the impacts of the Covid-19 pandemic on the production of research based on the experiences of the [IS] group anchored at [IS]. Divided into five parts, we begin by situating the administrative measures adopted by the university to face this political-sanitary emergency. Then, we gather general data on the impacts of Covid-19 on national production and review texts by philosophers and social scientists written at the dawn of the pandemic. Next, we list five cartographic notes from [IS]’ members which reflect on life in times of academic and social isolation. Finally, we provide an overview of how the group has been reinventing itself in the face of the pandemic.

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Author Biographies

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil brancofraga@gmail.com

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1989), com mestrado (1998) e doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EsEF/UFRGS), onde atua nos cursos de graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). É coordenador da Comissão de Pesquisa da EsEF desde 2009, editor da Revista Movimento, integra a Comissão de Pós-Graduação do PPGCMH desde 2008 e compõe a Coordenação do Núcleo da Rede CEDES do Ministério do Esporte na UFRGS desde 2005. Juntamente com a Profa. Dra. Silvana Vilodre Goellner, lidera o Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo (GRECCO). Entre 2006 e 2008 foi coordenador da Comissão de Graduação da EsEF/UFRGS. Entre 2005 e 2007 foi editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), revista científica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de educação física, em interface com as áreas da educação e saúde coletiva, com ênfase nas seguintes temáticas: cultura da vida ativa, políticas de formação profissional e práticas pedagógicas. É autor dos livros Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescência bem comportada (Autêntica, 2000); Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa (Autores Associados, 2006); e é um dos organizadores do livro Educação física e saúde coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção (Editora da UFRGS, 2007) e do livro Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos (Editora Gênese, 2009).

Daniela Meirelles Lagranha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil dlagranha@hotmail.com

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista - IPA. Especialista em Acupuntura pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS) e Especialista em Método Pilates pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.Atualmente é doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Institucional da ESEFID/UFRGS. Estuda as temáticas relacionadas a saúde, currículo, formação, ensino superior, avaliação institucional, fisioterapia, corpo, cuidado, corporeidades, corpocidades, práticas corporais e Método Pilates.

Ana Paula Dahlke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil anapauladahlke@hotmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES) e cursa Licenciatura em Educação Física na mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Saúde. 

Adriane Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil adriane.vieira@gmail.com

Professora associada do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1991) e mestrado (1998) e doutorado (2004) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio pós-doutorado no departamento de dança da Universidade do Quebec em Montreal. Atualmente é professora no curso de Graduação em Fisioterapia e membro da equipe executiva da Critical Physiotherapy Network. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em educação e promoção da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, educação postural, educação somática e dores crônicas.

Andressa Marques da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil dessa.marqs@gmail.com

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2014); Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2020); Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2017). Atualmente é Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Canoas. Membro do grupo de pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES/UFRGS).Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Física escolar, Formação de Professores, Currículo, planejamento e prática pedagógica.

Published

2022-02-25

How to Cite

FRAGA, A. B.; MEIRELLES LAGRANHA, D. .; PAULA DAHLKE, A.; VIEIRA, A.; MARQUES DA SILVA, A. A Physical Education teacher, a server on leave, an associate professor, a liberal professional, a graduate supervisor: singularities of a research group in the midst of the Covid-19 pandemic. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69721. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física