THE PLACE OF DIFFERENCE: CHALLENGES TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

Authors

  • Ivan Marcelo Gomes UFES
  • Felipe Quintão de Almeida UFSC
  • Valter Bracht UFES

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.6772

Keywords:

Educação Física, Práticas Inclusivas, Exclusão/Inclusão.

Abstract

This paper proposes a reflection about the exclusion/inclusion pair in modern society and discusses its implications and consequences to the pedagogical practices concerning Physical Education. To that end, the sociology of Zygmunt Bauman is adopted as a guide for the analysis. The study is concluded with some ambiguities and challenges to the inclusive practices in contemporary society.

Keywords: Physical Education - Inclusive Practices - Exclusion/Inclusion

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivan Marcelo Gomes, UFES

Doutor em Ciências Humanas pela UFSC.

Professor Adjunto do CEFD/UFES.

possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, sociologia, educação física e reflexividade.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/5874951331253226

Endereço para correspondência:

Rua Carijós, 140 - apto 304

Edifício Bari

Jardim da Penha

Vitória/ES

cep: 29060-720

Felipe Quintão de Almeida, UFSC

Doutor em Educação pela UFSC.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nas discussões concernentes às suas atividades epistemológicas. Compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a comissão científica do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, ambos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entre outros trabalhos, destaca-se a co-autoria do livro Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman (São Paulo: Autores Associados, 2006) e Bauman e educação (Belho Horizonte: Autêntica, 2009).

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3827408926506567

Valter Bracht, UFES

Doutor pela Universidade de Oldenburg / Alemanha.

Professor Titular do CEFD/UFES.

possui doutorado - Universität Oldenburg (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos em Educação Física do CEFD. Foi presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (1991/93 e 1993/95). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao fisica escolar, formação continuada de professores, educacao e epistemologia.

Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3097115385391111

Published

2009-10-08

How to Cite

GOMES, I. M.; ALMEIDA, F. Q. de; BRACHT, V. THE PLACE OF DIFFERENCE: CHALLENGES TO SCHOOL PHYSICAL EDUCATION. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.6772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6772. Acesso em: 2 jul. 2024.

Issue

Section

Ensaios