AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS

Authors

  • Marcia Helena Resende Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM
  • Vilma Lení Nista-Piccolo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.45304

Keywords:

Palavras chave, Formação Docente, Formação Docente em Educação Física, Projeto Pedagógico, AACC.

Abstract

Esta pesquisa voltou-se ao clareamento das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares(AACC) nas IES públicas de Minas Gerais, como uma das essências pedagógicas da e para a formação docente, a partir da interpretação do Projeto Político Pedagógico destas instituições. Optou-se por uma investigação  qualitativa com enfoque descritivo. Para análise dos dados foram estabelecidas categorias e estas apresentadas por meio de quadros explicativos. Os resultados obtidos declaram que todas as IES cumprem a carga horária destinada as AACC. Nenhuma das instituições analisadas aponta  momentos para discussão ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Todas as IES se preocupam em oferecer aos ingressantes ensino de qualidade, fomentando pesquisas e  publicações.  

Palavras chave: Formação Docente; Formação Docente em Educação Física; Projeto Pedagógico; AACC.    

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Author Biographies

Marcia Helena Resende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM

Marcia Helena Resende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4328235666624005

Vilma Lení Nista-Piccolo, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba

http://lattes.cnpq.br/7144740286058457

Published

2017-11-06

How to Cite

RESENDE, M. H.; NISTA-PICCOLO, V. L. AS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES E O PROCESSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA UM ESTUDO NAS IES PÚBLICAS DE MINAS GERAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i3.45304. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45304. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais