INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.45299Keywords:
Educação Física, Escola, Inovação Pedagógica, Cotidiano Escolar.Abstract
Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.