O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.40774Keywords:
Pedagogia do esporte, Esportes coletivos, Basquetebol, Aspectos defensivos.Abstract
O objetivo deste estudo foi apontar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e os sistemas defensivos ensinados pelos treinadores da categoria sub-13 do basquetebol feminino. Foram entrevistados os quatro treinadores semifinalistas do Campeonato Paulista de Basquetebol, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que há a preferência pela utilização de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogo), e que o ensino de diferentes sistemas defensivos ocorre no final da categoria, devido à exigência da marcação individual na competição. Conclui-se que o ensino do basquetebol nessa categoria deva ser pautado em uma formação generalista, com múltiplas vivências do jogo.