RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA “PÓS-DUNGA”: ATOS DA NARRATIVA MIDIÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35119Keywords:
Identidade, seleção brasileira, mídia, pós-DungaAbstract
A derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA/2010, em meio a hostilidades entre a mídia e o treinador Dunga, resultou num projeto de reconstrução da sua identidade com a torcida brasileira. Este movimento nos instigou a acompanhar, através dos meios de comunicação, como isso se deu, sob o comando do novo técnico, Mano Menezes. Foram acompanhados portais de notícias, revistas e jornais on line, que nos permitiram retratar o processo de renovação da imagem da seleção em quatro atos narrados pela mídia, definidos através da Análise de Conteúdo e de aproximações à Análise de Discurso. Pode-se constatar que a mídia brasileira teve participação ambígua no projeto de renovação da imagem da seleção brasileira, conforme os interesses comerciais e de audiência.