MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO
Keywords:
Natação, Ensino, Educação FísicaAbstract
O objetivo é apresentar um modelo para o ensino da natação compromissado com uma perspectiva mais aberta de aprendizagem. Para tanto, nos embasamos nas contribuições oriundas de Jocimar Daolio e Raymond Catteau e Gérard Garoff. Nessa perspectiva, apresentamos um Modelo Pendular para o ensino da natação. Compreendemos que as contribuições desse modelo dizem respeito à: melhor atenção às singularidades das pessoas e ênfase tardia na dimensão das técnicas específicas de nado, favorecendo uma experimentação menos rígida no início do processo de aprendizagem. Concluímos que tal modelo permite idealizarmos um processo de ensino da natação mais aberto e coerente com a protagonização dos sujeitos na aprendizagem esportiva, sendo relevante para a área da pedagogia do esporte.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-09-30
How to Cite
LOTTI, Alessandro Demel; OLIVEIRA, Rogerio Cruz. MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063. Acesso em: 6 dec. 2025.
Issue
Section
Ensaios

