(IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.34596Keywords:
Dança. Saberes Profissionais. Reflexão.Abstract
O texto objetiva analisar como o ato reflexivo contribui para a articulação entre os saberes profissionais e experienciais de professoras de Educação Física ao ministrar o conteúdo dança em sua prática pedagógica. A pesquisa colaborativa acompanhou três professoras, da rede municipal de ensino, integrantes do Projeto Dança na escola. Utilizaram-se 6 técnicas de coleta: narrativa de formação; 6 seminários temáticos, com 4 grupos focais, 10 laboratórios, 10 autorreflexões, 10 vídeos etnográficos e a sessão reflexiva coletiva. A analise foi a hermenêutica dialética (RICŒUR, 1978). O estudo revela que o ato reflexivo minimizou o nível de “inconsciência” no ato pedagógico e ampliou as capacidades das professoras atuarem como pesquisadores em suas práticas cotidianas.Downloads
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Published
2015-09-30
How to Cite
FLORÊNCIO, S. Q. do N.; GOMES-DA-SILVA, P. N. (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.34596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596. Acesso em: 4 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais