GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO ENTRE 2004-2014 NAS BASES DO LILACS E SCIELO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.34159Keywords:
Gênero, Sexualidade, Educação Física escolar.Abstract
Por meio da revisão de literatura, buscou-se analisar as principais características presentes nos artigos científicos sobre gênero e sexualidade na Educação Física escolar publicados no Brasil nas bases de dados do Lilacs e Scielo. Procedeu-se pelo levantamento de artigos produzidos entre 2004-2014. Os resultados apontam que são poucos os estudos que interseccionam discussões entre gênero e sexualidade na Educação Física escolar. Os artigos analisam tais temáticas sob o enfoque de distintas concepções teórico-epistemológicas. As aulas do referido componente curricular precisam coibir a segregação de meninos e meninas, avançando na compreensão de que as questões de gênero e sexualidade não podem ser pautadas em parâmetros heteronormativos.
Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Educação Física escolar.
Through literature review, we sought to analyze the main features found in scientific articles on gender and sexuality in the Physical Education classes published in Brazil at the databases Lilacs and Scielo. We carried out the survey of articles produced between 2004-2014. The results show that there are few studies that intersect discussions between gender and sexuality in the Physical Education classes. The articles analyze such issues from the standpoint of different theoretical and epistemological approaches. The lessons of this curricular component need to curb the segregation of boys and girls, advancing the understanding that gender and sexuality issues can not be guided by heteronormative parameters.
Keywords: Gender. Sexuality. Physical Education classes.
A través de revisión de la literatura, hemos tratado de analizar las principales características que se encuentran en los artículos científicos sobre el género y la sexualidad en las clases de Educación Física publicados en Brasil en las bases del Lilacs y Scielo. Hemos llevado a cabo la encuesta de artículos producidos entre 2004-2014. Los resultados muestran que hay pocos estudios que se cruzan las discusiones entre el género y la sexualidad en las clases de Educación Física. Los artículos analizan estas cuestiones desde el punto de vista de los diferentes conceptos teóricos y epistemológicos. Es necesario que las clases de este componente curricular superen la segregación de niños y niñas, y avanzen en la comprensión de que las cuestiones de género y sexualidad no pueden ser guiadas por parámetros heteronormativos.
Palabras clave: Género. Sexualidad. Clases de Educación Física.