PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS

Authors

  • Otávio Baggiotto Bettega Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Freitas Prestes Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Charles Ricardo Lopes Universidade Metodista de Piracicaba
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade de Campinas

Keywords:

Educação Física e Treinamento, Ensino, Criança.

Abstract

RESUMO

A iniciação esportiva compreende uma fase em que as experiências devem ser diversificadas, sinalizando o esporte como meio formativo, fascinante e desafiador. Nessa circunstância, o estudo tem por objetivo organizar conteúdos e propor o jogo como componente balizador do processo de ensino do futsal na etapa de iniciação. O estudo caracteriza-se como bibliográfico do tipo descritivo-propositivo. O ensino do futsal na iniciação deve abranger uma gama de conteúdos que perpassam a especificidade da modalidade. Para tanto, o jogo deve aparecer como fonte essencial no desenvolvimento de diversas competências (psicológicas, físicas, tático-técnicas), proporcionando que a criança tenha prazer pela prática esportiva.

Palavras chave: Educação Física e Treinamento; Ensino; Criança

PEDAGOGÍA DEL DEPORTE Y FÚTBOL SALA: SUPUESTOS Y PRINCIPIOS PARA LA INICIACIÓN DEPORTIVA DEL CINCO A OCHO AÑOS

 

RESUMEN

La iniciación deportiva comprende una fase de diversificación, señalando el deporte como un medio formativo, fascinante y desafiante. En esta circunstancia, el estudio tiene como objetivo organizar el contenido y proponer el juego como componente base del proceso de enseñanza del fútbol sala en la etapa de iniciación. El estudio se caracteriza como bibliográfico del tipo descriptivo-proposicional. La enseñanza del fútbol sala en la iniciación debe cubrir una serie de contenidos que subyacen a la especificidad del deporte. Para esto, el juego debe aparecer como esencial en el desarrollo de diversas habilidades (táctica-técnica, psicológica, física,) primando siempre que el niño desfrute el deporte.

Palabras-clave: Educación Física y Entrenamiento; Enseñanza; Niño.

 

SPORT PEDAGOGY AND FUTSAL: ASSUMPTIONS AND PRINCIPLES FOR SPORT INICIALIZATION OF FIVE TO EIGHT YEARS

 

ABSTRACT

Youth Sport comprises a phase of sampling different sport practices, signaling the sport as a formative, fascinating and challenging environment. In this circumstance, the study aims to organize content and propose game practice and deliberate game as base components of the teaching process of futsal in youth sport. The study is characterized as descriptive-propositional type. The teaching of futsal in the youth sport should cover a range of content that underlie the specificity of sport. For this, the game should appear as essential in the development of various skills (psychological, physical, tactical-technical) source, providing that the child has pleasure in sport practice.

Keywords: Physical Education and Training; Teaching; Child.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Otávio Baggiotto Bettega, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física - Licenciatura - CEFD/UFSM. Especialista em Atividade Física, desempenho motor e saúde - CEFD/UFSM.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295625A3

Marcelo Freitas Prestes, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Graduado em Educação Física e Especialista em Atividade física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4431293E5

Charles Ricardo Lopes, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor na Universidade Metodista de Piracicaba

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736346Y7

Larissa Rafaela Galatti, Universidade de Campinas

Professora na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771705D1

Published

2015-06-30

How to Cite

BETTEGA, O. B.; PRESTES, M. F.; LOPES, C. R.; GALATTI, L. R. PEDAGOGIA DO ESPORTE E FUTSAL: PRESSUPOSTOS E PRINCÍPIOS PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA DOS CINCO AOS OITO ANOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31623. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Ensaios