EDUCAÇÃO FÍSICA, FUTEBOL E GÊNERO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.30968Keywords:
Relações de gênero, valores sociais, futebolAbstract
EDUCAÇÃO FÍSICA, FUTEBOL E GÊNERO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DAS RELAÇÕES DE PODER
Resumo
Este estudo objetivou observar a configuração social e as relações de poder entre os gêneros a partir da experimentação e avaliação do futebol como proposta de ensino, nas turmas dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, embasadas no referencial teórico de Norbert Elias. Utilizou-se da pesquisa-ação e da técnica de análise de conteúdo como procedimentos metodológicos para analisar as informações. Os resultados revelaram que o desinteresse sobre o futebol está associado à falta de habilidade motora, aos aspectos históricos e culturais. Conclui-se que as reflexões de conceitos como configuração e relações de poder utilizadas na proposta de ensino, possibilitaram evidenciar alterações profícuas nas relações de gênero.
Palavras-Chave: Relações de gênero. Valores sociais. Futebol.
PHISYCAL EDUCATION, SOCCER AND GENDER: A TEACHING PROPOSAL FROM THE POWER RELATIONS
Abstract
This study aimed to observe the social configuration and power relations between genders from the experimentation and evaluation of soccer a proposal of teaching, in 4º and 5º grades of elementary school in Brazil, based on the theoretical framework of Norbet Elias. It was used action research and the technique of content analysis as methodological procedures for the analysis of information. Results revealed that the non interest about soccer is associated with the lack of motor skills and historical and cultural aspects. It was concluded that the reflexive use of concepts, such as configuration and power relations, related to the proposed learning enabled fruitful changes in the gender relations.
Keywords: Gender relations. Social values. Soccer.
EDUCACIÓN FÍSICA, FÚTBOL Y GÉNERO: UNA PROPUESTA DE ENSEÑANZA DE LAS RELACIONES DE PODER
Resumen
Este estudio pretende observar la configuración social y las relaciones de poder entre los géneros de la experimentación y evaluación del fútbol como una propuesta de enseñanza, en las clases de los 4º y 5º años de escuela primaria, basado en el marco teórico de Norbert Elias. Se utilizó la pesquisa-acción y la técnica de análisis de contenido como procedimientos metodológicos para analizar la información. Los resultados revelaron que la falta de interés por el fútbol se asocia con la falta de habilidades motoras, aspectos históricos y culturales. Se concluye que las reflexiones de conceptos tales como la configuración y las relaciones de poder en la propuesta de enseñanza, ha permitido demostrar cambios positivos en las relaciones de género.
Palabras-claves: Relaciones de género. Valores sociales. Fútbol.