EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Authors

  • Fernanda Cruvinel Pimentel Universidade de Brasília
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás
  • Humberto Luís de Deus Inácio Universidade Federal de Goiás
  • Edson Marcelo Húngaro Universidade de Brasília
  • Fernando Mascarenhas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i4.26072

Keywords:

Educação Física e treinamento, Educação a Distância, Política de Educação Superior.

Abstract

Este artigo trata-se de um estudo exploratório que propõe um mapeamento da oferta de cursos de Educação Física através da Educação a Distância, buscando identificar as tendências e nuances desta modalidade de formação como estratégia de expansão do ensino superior. Como resultados foram mapeados (28) cursos de Educação Física a distância, sendo (24) por Instituições públicas e gratuitas através do Sistema UAB e (4) por outras Instituições. No entanto a quantidade de vagas disponibilizadas por estas outras instituições chega a quase 50% das matrículas. Compreendemos que há necessidade de estudos aprofundados sobre o processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade, o que demanda a incorporação do tema da formação profissional a distância na agenda de pesquisa da área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Cruvinel Pimentel, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Educação Física

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Educação Física

Edson Marcelo Húngaro, Universidade de Brasília

Professor da Faculdade de Educação Física

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília

Professor da Faculdade de Educação Física

Published

2013-12-20

How to Cite

PIMENTEL, F. C.; LAZZAROTTI FILHO, A.; INÁCIO, H. L. de D.; HÚNGARO, E. M.; MASCARENHAS, F. EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM MAPEAMENTO DOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i4.26072. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26072. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais