TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DAS TENSÕES HISTÓRICAS ÀS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19248Keywords:
Educação Física escolar, Teoria e prática, Práxis pedagógicaAbstract
O presente ensaio trata da problemática da teoria e da prática no âmbito da Educação Física (EF) escolar. Ao versar sobre este litígio histórico o texto tem como objetivo vislumbrar possibilidades de superação da mesma. Para tanto foi feito um estudo bibliográfico a fim de estabelecermos as tensões que pautam tal relação na EF para posteriormente trazermos subsídios teóricos que apontem o suplantar de tal binário. Concluiu-se que a oposição entre teoria e prática teve muitos avanços em termos acadêmicos nessas três últimas décadas no campo da EF, mas ainda falta que esse avanço chegue com a mesma força no âmbito escolar. O que prevalece é um conservadorismo histórico, ora aliviado por projetos bastante localizados e bem sucedidos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-30
How to Cite
MEZZAROBA, Cristiano; ZOBOLI, Fabio. TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DAS TENSÕES HISTÓRICAS ÀS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19248. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19248. Acesso em: 5 dec. 2025.
Issue
Section
Ensaios

