EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS

Authors

  • Márcio Mário Vieira Estacio de Belo Horizonte GEDAM/UFMG
  • Herbert Ugrinowitsch GEDAM/UFMG
  • Rodolfo Novellino Benda GEDAM/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.17847

Keywords:

Aprendizagem Motora, Feedback, Conhecimento de Resultados.

Abstract

O momento em que se fornece conhecimento de resultados (CR) envolve três intervalos de tempo, sendo um deles o pós-CR, intervalo entre a apresentação do CR e a próxima tentativa. Este estudo investigou a influência deste intervalo na aquisição de habilidades motoras. Utilizou-se um aparelho composto por seis recipientes em que se realizou transporte de bolas manipulando-se a sequência e tempo alvo. O estudo foi constituído de fase de aquisição e testes com três grupos: sem intervalo pós-CR e com intervalos de 5 e 10 segundos. O teste de Kruskal-Wallis não registrou diferenças significantes (p>0,05) entre grupos no teste. Concluiu-se que o intervalo pós-CR não influenciou a aprendizagem motora, o que pode ser explicado pela ausência do intervalo pré-CR, o que sugere certa relação entre esses intervalos no processo de aquisição de habilidades motoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Márcio Mário Vieira, Estacio de Belo Horizonte GEDAM/UFMG

Memb

GEDAM/ UFMG - Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora-Universidade Federal de Minas Gerais

**Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte - FESBH

 

Published

2013-09-30

How to Cite

VIEIRA, M. M.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. EFEITOS DO INTERVALO PÓS-CONHECIMENTO DE RESULTADOS (CR) NA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.17847. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17847. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais