MOTIVAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ESTUDO COM PRATICANTES DE TAEKWONDO

Authors

  • Lisiane Borges Rocha Sampedro Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Moraes Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto Tierling Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Pedrozo Saldanha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.17335

Keywords:

Dimensões Motivacionais, Atividade Física, Taekwondo.

Abstract

O objetivo desse estudo é investigar, dentre as principais dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), o que mais motiva à prática regular do Taekwondo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006). A amostra foi composta por 50 praticantes de Taekwondo da faixa etária de 12 a 51 anos, de ambos os sexos. Entre os resultados observou-se que a dimensões motivacionais Saúde e Prazer estatisticamente indissociáveis (p<0,05) são as que mais motivam os praticantes de Taekwondo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lisiane Borges Rocha Sampedro, Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Núcleo de Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte - Esef(UFRGS)

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426585H3

Published

2014-03-10

How to Cite

BORGES ROCHA SAMPEDRO, L.; MORAES ROCHA, J.; TIERLING KLERING, R.; PEDROZO SALDANHA, R.; ALENCAR ABAIDE BALBINOTTI, M.; ADELAR ABAIDE BALBINOTTI, C. MOTIVAÇÃO À PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ESTUDO COM PRATICANTES DE TAEKWONDO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.17335. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17335. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais