O COTIDIANO DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESPAÇO E TEMPO DISPONÍVEL PARA ATIVIDADES LÚDICO-MOTORAS

Authors

  • Riller Silva Reverdito Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK; Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte-GEPESP/Unicamp
  • Silvana Vilela Capellari Costa Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Ester Jesus de Oliveira Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Ademar José Capellari Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Allan Costa Simões Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Marcela Caroline Martins da Mota Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Yara Vieira dos Anjos Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP
  • Magda Jaciara Andrade Barros Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK
  • Rute Estanislava Tolocka Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS/UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16809

Keywords:

Criança, Jogo, Pré-escola, Desenvolvimento Infantil.

Abstract

O objetivo desse estudo foi observar o cotidiano da criança na Instituição de Ensino Infantil e verificar o espaço e tempo disponível para engajar em jogos locomotores. Trata-se de um estudo do tipo observação in loco não participativa. A amostra foi composta por 18 Instituições de Ensino Infantil pertencentes a quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que atende crianças com idades entre 4 e 6 anos. O jogo é observado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Todavia, verificou-se que as Instituições de Ensino não têm atendido a criança em seu direito ao jogo. O problema em torno do jogo na escola perpassa diferentes dimensões, desse modo, exigindo outros estudos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Riller Silva Reverdito, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK; Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte-GEPESP/Unicamp

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Silvana Vilela Capellari Costa, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Ester Jesus de Oliveira, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Ademar José Capellari, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Allan Costa Simões, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Marcela Caroline Martins da Mota, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Yara Vieira dos Anjos, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Magda Jaciara Andrade Barros, Faculdade Adventista de Hortolândia-FAH/UNASP; Faculdades Network-NWK

Curso de Educação Física, Laboratório de Estudos Aplicados em Educação Física Escolar e Pedagogia do Esporte - LEPEEF

Rute Estanislava Tolocka, Faculdade de Ciências da Saúde-FACIS/UNIMEP

Programa de Pós-graduação em Educação Física, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Movimento - NUPEM

Published

2013-07-01

How to Cite

REVERDITO, R. S.; CAPELLARI COSTA, S. V.; OLIVEIRA, E. J. de; CAPELLARI, A. J.; SIMÕES, A. C.; MOTA, M. C. M. da; ANJOS, Y. V. dos; BARROS, M. J. A.; TOLOCKA, R. E. O COTIDIANO DA CRIANÇA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: ESPAÇO E TEMPO DISPONÍVEL PARA ATIVIDADES LÚDICO-MOTORAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16809. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16809. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais