O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.16770Keywords:
Pedagogia do Esporte, Jogos Coletivos, Projetos SociaisAbstract
No Brasil, em especial na última década, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos sociais. Nessa conjuntura, nos chama atenção a concepção de ensino de esporte a ser adotada nesses projetos. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos JDC em suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que há, entre os autores ligados ao referencial técnico-tático, diversas convergências na forma como os conteúdos específicos do jogo coletivo devem ser ensinados. Já em relação ao referencial sócio-educativo as propostas apontam no sentido de que o ensino do esporte extrapole o ensino dos movimentos, técnicas e táticas que compõe o jogo e passe a tematizar de forma intencional o saber sobre o esporte e o como se relacionar no âmbito de sua prática.Downloads
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Published
2013-07-01
How to Cite
RODRIGUES, H. de A.; DARIDO, S. C.; PAES, R. R. O ESPORTE COLETIVO NO CONTEXTO DOS PROJETOS ESPORTIVOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO E SÓCIO-EDUCATIVO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.16770. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/16770. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais