UM DIÁLOGO COM DIFERENTES “FORMAS-DE-SER” DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA – DUAS TESES (NÃO) CONCLUSIVAS...

Autores

  • Ricardo Rezer Unochapecó - UFSC
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i2.9794

Palavras-chave:

Epistemologia, identidade, educação física.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre diferentes “formas-de-ser” da Educação Física (EF) na contemporaneidade, o que tem levado a constituição de diferentes “Educações Físicas” convivendo em um mesmo campo. Inicialmente, apresento os caminhos teórico-metodológicos da construção do estudo. Após, a discussão transita por algumas abordagens da EF, chegando a uma interpretação/compreensão de sua pretensa identidade epistemológica. Finalmente, apresento duas teses (não) conclusivas acerca de possibilidades para lidar com “formas-de-ser” da EF contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Rezer, Unochapecó - UFSC

Professor da Unochapecó; Doutorando em Educação Física (PPGEF/UFSC)

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do PPGEF/UFSC; Doutor em Ciências do Desporto (U.Porto)

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor da Unijuí; Doutor em Filosofia da Educação (Unicamp)

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

REZER, R.; NASCIMENTO, J. V. do; FENSTERSEIFER, P. E. UM DIÁLOGO COM DIFERENTES “FORMAS-DE-SER” DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEMPORÂNEA – DUAS TESES (NÃO) CONCLUSIVAS... Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i2.9794. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/9794. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão