GINÁSTICA RÍTMICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS CRÍTICAS EM DISCUSSÃO

Autores

  • Glycia Melo Oliveira
  • Karenine de Oliveira Porpino UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.8632

Palavras-chave:

Educação física escolar, Ginástica Rítmica, Perspectivas críticas

Resumo

A discussão a respeito de perspectivas críticas no cenário da Educação Física é relativamente recente. Nesse sentido, nos propusemos refletir sobre a ginástica rítmica no âmbito escolar a partir de uma visão crítica, tendo como alicerce teórico-metodológico as abordagens crítico-emancipatória (KUNZ, 2001) e crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 2001). Delimitamos nosso universo de estudo perpassando, historicamente, dos Movimentos ginásticos europeus ao contexto olímpico mundial para então, situar a entrada da ginástica rítmica no Brasil e sua inserção na escola e por fim, apontar e refletir perspectivas críticas do ensino da ginástica rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glycia Melo Oliveira

Graduada em Educação Física- UFRN. Especialista em Corpo e Cultura de Movimento- UFRN. Discente do Programa Associado de Mestrado em Educação Física-  UPE/UFPB. Linha de Pesquisa: Estudos sócio-culturais do movimento humano. Professora de Educação Física da Rede Municipal do Natal.

Karenine de Oliveira Porpino, UFRN

Graduação em Educação Física. Doutora em Educação pela UFRN, onde atua no Departamento de Artes e nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Artes Cênicas. Autora do livro: Dança é Educação: interface entre corporeidade e estética.

Publicado

2010-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, G. M.; PORPINO, K. de O. GINÁSTICA RÍTMICA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVAS CRÍTICAS EM DISCUSSÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.8632. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/8632. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios