PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE AS RELAÇÕES DE AGRESSIVIDADE, LÚDICO E BULLYING NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.8517Palavras-chave:
desenvolvimento humano, bullying, agressividade, lúdicoResumo
O objetivo foi analisar a maneira com que os alunos administram suas situações de conflito e verificar a existência do fenômeno bullying em escolares. Participaram do estudo 59 alunos de ambos os sexos com idades entre 7 e 10 anos. Para verificar os alunos envolvidos em bullying utilizando o roteiro de Dan Olweus (1989) adaptado por Nogueira (2007), e através de observação informal nos horários das aulas de educação física, no recreio durante um período de 4 meses. Não foi possível identificar nenhum comportamento que caracterizasse escolares “agressores”, a partir dos critérios de Smith (2004). Também foi observado que os meninos gostam de jogos lúdicos de embate físico, sabem diferenciar o lutar a sério, deixando claro que conhecem os limites do jogo e da agressão.
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