Corpos dóceis e disciplinados: a Educação Física como instrumento para 2ª Guerra Mundial (1941-1947)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v29.83968Palavras-chave:
Educação Física; História; Periódico; Segunda Guerra Mundial.Resumo
Com a declaração de guerra do Brasil à Alemanha e à Itália em 1942, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) assumiu um papel central na preparação dos militares para a Segunda Guerra Mundial. A formação física e moral dos soldados tornou-se uma prioridade, com a prática de exercícios físicos sendo utilizada como ferramenta para fortalecer os corpos e moldar os comportamentos. O presente estudo busca investigar de que forma a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial impactou o campo da Educação Física, especificamente na Revista de Educação Física (REF), durante o período de 1941 a 1947. A pesquisa se fundamenta nos conceitos da obra “Vigiar e Punir” de Michel Foucault, e utiliza como fonte principal a REF. A análise do periódico revela que a EsEFEx, além de preparar os militares para o combate, atuou como um agente de controle e disciplina, buscando “forjar corpos dóceis e disciplinados”, capazes de suportar as dificuldades da guerra e contribuir para a reconstrução do país no pós-guerra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
