PRÁTICAS CORPORAIS EM CENA NA SAÚDE MENTAL: POTENCIALIDADES DE UMA OFICINA DE FUTEBOL EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.7934Palavras-chave:
Centro de Atenção Psicossocial. Educação Física. Saúde mental.Resumo
A educação física vem emergindo no campo da saúde mental com o intuito de contribuir no processo terapêutico de usuários de serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Neste trabalho nosso objetivo foi analisar quais os significados que os usuários de um CAPS, localizado em Porto Alegre/RS, atribuíam à oficina de futebol que ali ocorria. A pesquisa é de cunho qualitativo e se inspira na perspectiva etnográfica. Um dos fatos que emergiram da oficina de futebol, e que mereceu maior atenção para análise, foi a participação ativa dos usuários em muitos momentos da oficina. Essa maior participação possibilitou aos participantes momentos interessantes de protagonismo, pouco vividos por eles em suas trajetórias de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).