APROXIMAÇÕES EXPLORATÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE: ADVERSIDADES DE UM CURRÍCULO

Autores

  • Cristina Borges de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.79

Resumo

Este texto pretende elaborar uma reflexão à respeito da relação sociedade- educação – Educação Física e as adversidades de um currículo. Para tanto, vamos inicialmente contextualizar o atual momento histórico vivenciado pela sociedade humana, desvelando o desenvolvimento das teorias pedagógicas presentes na educação brasileira de um modo geral; em um segundo momento, apresentar alguns elementos acerca da adesão da Educação Física Escolar à teoria histórica-crítica da Educação, pela via da da proposta crítico-superadora. Esperamos, assim, evidenciar um “caminhar intelectual “ que nos permita realizar a síntese necessária e fundamental para a compreensão da Educação e da Educação Física no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Educação - Educação Física - Currículo - Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

BORGES DE OLIVEIRA, C. APROXIMAÇÕES EXPLORATÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE: ADVERSIDADES DE UM CURRÍCULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 4, p. 99–114, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v4i0.79. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais