VOLVER A PENSAR LA PEDAGOGÍA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR: EXPERIENCIA, SABER Y PRÁCTIVA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.7872Palavras-chave:
experiencia – saber – práctica pedagógica – educación física escolarResumo
Este texto es una invitación a reflexionar sobre la pedagogía de la educación física escolar, a partir de una mirada nueva sobre viejos temas. Experiencia, saber y práctica pedagógica son los términos que nos guían para adentrarnos en el análisis de la enseñanza de los saberes corporales y motrices de la educación física, con el fin de recuperar el carácter reflexivo, subjetivo y de transformación que todo proceso de aprendizaje conlleva. Para ello, se presenta la experiencia como la productora de un saber que supera y desborda el saber de las disciplinas escolares, lo que supone que tanto educadores como estudiantes transiten nuevas experiencias pedagógicas, comenzando por desandar el propio camino transitado como niños, adolescentes, jóvenes y adultos en un sistema escolar regido por los sentidos de una modernidad hoy ausente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).