Formação inicial em Ciências do Esporte: diferenças na trajetória de mulheres e homens durante o percurso formativo de treinadoras(es)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75731Palavras-chave:
Treinadora, Treinador, Ciência do Esporte, Treinador desportivoResumo
Neste estudo analisou-se qualitativamente as experiências esportivas e as pessoas relevantes na trajetória de alunas(os) até a disciplina “Treinadores e Treinadoras Esportivos” do curso de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Campinas. Utilizamos a Rappaport Timeline com 21 alunos e 8 alunas. As mulheres relataram influência de familiares e professoras(es) de Educação Física. Os homens apresentaram experiências positivas na escola. A representatividade e o acesso ao esporte foram favoráveis aos homens e desfavoráveis às mulheres. A menor presença de mulheres no curso e como possíveis futuras treinadoras está associado a uma trajetória de menos acessos e oportunidades de vivenciar o esporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).