Recreio e adolescências: as práticas de lazer na escola
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.75572Palavras-chave:
RECREIO, LAZER, Adolescência, ESCOLAResumo
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo investigar as experiências de adolescentes no recreio de uma escola pública de ensino fundamental para compreender as condições, as relações sociais, as necessidades, os desejos e os sentidos atribuídos a esse tempo pelos sujeitos. A pesquisa envolveu questionário e entrevista semiestruturada, e desvelou uma proposta da escola limitada a restrições de atividades e espaços, que é questionada e ressignificada pelos adolescentes, que reivindicam mudanças. Os achados, em diálogo com a literatura acadêmica, interrogam o processo de constituição, planejamento e mediação do recreio escolar e o seu sentido na formação humana dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).