Ela calça chuteira e ele dança ballet: Os olhares críticos do esporte sobre a dança das identidades

THE CRITICAL VIEWS OF SPORT ON THE DANCE OF IDENTITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.74642

Palavras-chave:

Identidade de gênero, Práticas corporais., Preconceito de gênero

Resumo

Objetivou-se com esse estudo problematizar as diferentes identidades de gênero que fogem do padrão heteronormativo e transitam pelo esporte. Por meio de uma revisão integrativa de literatura realizada nas seguintes bases de dados: Periódicos da Capes e Google Acadêmico. Foram analisados artigos sobre gênero, publicados na literatura em idioma português, em um recorte temporal de 2018 a 2021, obtidos por meio do cruzamento das seguintes palavras-chave: identidade de gênero, esporte e dança. O estudo evidenciou que as fronteiras que delimitam as masculinidades e feminilidades estão aos poucos se desmontando. Mostrou que existem corpos transgressores que rompem barreiras contra preconceitos e discursos, baseados no paradigma patriarcal (reduto dos homens).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celio Rosa Peres, Universidade Federal de Uberlândia(UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil celiorosaperes@yahoo.com.br

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de uberlândia. Graduação em Educação Física pela Uniube - Uberaba/MG.

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil vagner.prado@ufu.br

Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

ROSA PERES, C.; MATIAS DO PRADO, V. Ela calça chuteira e ele dança ballet: Os olhares críticos do esporte sobre a dança das identidades: THE CRITICAL VIEWS OF SPORT ON THE DANCE OF IDENTITIES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.74642. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74642. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão