Jogo eletrônico: contribuições teórico-metodológicas para a formação de professores de Educação Física
THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTIONS TO THE TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.72943Palavras-chave:
Jogo Eletrônico, Educação Física, Formação de Professores, Prática PedagógicaResumo
Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições teórico-metodológicas do jogo eletrônico para a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Educação Física. Metodologicamente optamos pela Hermenêutica-Dialética como método, que tem por princípio a comunicação, tratada neste estudo por meio de uma abordagem qualitativa com inserção no campo, utilizando para a coleta de dados o instrumento questionário, aplicado aos professores que tratam o conhecimento jogo na formação inicial em Educação Física, numa Universidade pública. Concluímos que as contribuições teórico-metodológicas do jogo eletrônico para a formação de professores de Educação Física podem ser compreendidas em três tópicos: cultura, transposição da realidade virtual para a concreta e exergame.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).