Educação física escolar: Notas reflexivas e propositivas a partir da bio/psico/necropolítica
reflexive and propositive notes from bio-psycho-necropolitics
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v26.71643Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Teoria Social, Educação físicaResumo
Na perspectiva da Filosofia Política, o presente texto aproxima o processo de ensino-aprendizagem da cultura corporal de movimento de três pensadores contemporâneos acerca do controle social do corpo: Michel Foucault, Byung-Chul Han e Achille Mbembe. Em especial, este ensaio teve como objetivo apresentar as noções de biopolítica, psicopolítica e necropolítica a fim de articulá-las com o campo da Educação Física escolar (EFE) em termos de reflexões e proposições pedagógicas. Por meio de uma revisão narrativa, foi possível identificar as potencialidades de compreender os dispositivos de poder que atravessam as distintas dimensões do humano e como a EFE constitui-se como um espaço privilegiado para o debate acerca da cultura somática na contemporaneidade.
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