Educação física escolar: Notas reflexivas e propositivas a partir da bio/psico/necropolítica

reflexive and propositive notes from bio-psycho-necropolitics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.71643

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Teoria Social, Educação física

Resumo

Na perspectiva da Filosofia Política, o presente texto aproxima o processo de ensino-aprendizagem da cultura corporal de movimento de três pensadores contemporâneos acerca do controle social do corpo: Michel Foucault, Byung-Chul Han e Achille Mbembe. Em especial, este ensaio teve como objetivo apresentar as noções de biopolítica, psicopolítica e necropolítica a fim de articulá-las com o campo da Educação Física escolar (EFE) em termos de reflexões e proposições pedagógicas. Por meio de uma revisão narrativa, foi possível identificar as potencialidades de compreender os dispositivos de poder que atravessam as distintas dimensões do humano e como a EFE constitui-se como um espaço privilegiado para o debate acerca da cultura somática na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil alancamargo10@gmail.com

Doutor em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). 

Leonardo Carmo Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil lleonardosanttos@gmail.com

Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO/Niterói)

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil teofilo.leandro@gmail.com

Doutor em Educação (ProPEd/UERJ)

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

CAMARGO SILVA, A.; CARMO SANTOS, L.; TEOFILO DE BRITO, L. Educação física escolar: Notas reflexivas e propositivas a partir da bio/psico/necropolítica: reflexive and propositive notes from bio-psycho-necropolitics. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.71643. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71643. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios