Educação física escolar: Notas reflexivas e propositivas a partir da bio/psico/necropolítica

reflexive and propositive notes from bio-psycho-necropolitics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v26.71643

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Teoria Social, Educação física

Resumo

Na perspectiva da Filosofia Política, o presente texto aproxima o processo de ensino-aprendizagem da cultura corporal de movimento de três pensadores contemporâneos acerca do controle social do corpo: Michel Foucault, Byung-Chul Han e Achille Mbembe. Em especial, este ensaio teve como objetivo apresentar as noções de biopolítica, psicopolítica e necropolítica a fim de articulá-las com o campo da Educação Física escolar (EFE) em termos de reflexões e proposições pedagógicas. Por meio de uma revisão narrativa, foi possível identificar as potencialidades de compreender os dispositivos de poder que atravessam as distintas dimensões do humano e como a EFE constitui-se como um espaço privilegiado para o debate acerca da cultura somática na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil alancamargo10@gmail.com

Doutor em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). 

Leonardo Carmo Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil lleonardosanttos@gmail.com

Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO/Niterói)

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil teofilo.leandro@gmail.com

Doutor em Educação (ProPEd/UERJ)

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

CAMARGO SILVA, A.; CARMO SANTOS, L.; TEOFILO DE BRITO, L. Educação física escolar: Notas reflexivas e propositivas a partir da bio/psico/necropolítica: reflexive and propositive notes from bio-psycho-necropolitics. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.71643. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/71643. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Ensaios