Olho quieto e ansiedade no arremesso do basquetebol: uma revisão de estado da arte

Autores

  • Murilo Campanha Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil murilo.campanha.mc@usp.br
  • Cassio Miranda Meira Jr. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil cmj@usp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70635

Palavras-chave:

comportamento do olhar, busca visual, ansioso, lance livre

Resumo

O lance livre é uma habilidade de arremesso específica do basquetebol e depende do foco de atenção visual do atleta. Esse fator relaciona-se ao Olho Quieto (OQ) e pode ser impactado pela ansiedade. Esta revisão buscou estabelecer o estado da arte na literatura sobre o OQ e a sua relação com a ansiedade, observando o impacto destes no desempenho de atletas no lance livre. As buscas foram realizadas nas principais bases de dados com os descritores “olho quieto, basquetebol e ansiedade”. O OQ (fixação visual final com início durante a última etapa motora) caracteriza níveis de habilidade e desempenho. A busca revelou que a ansiedade influencia vários aspectos do lance livre, como a redução da duração do OQ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Campanha, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil murilo.campanha.mc@usp.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4425-6561

Cassio Miranda Meira Jr., Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil cmj@usp.br

http://lattes.cnpq.br/6480946823626895

Graduado (1996), mestre (1999) e doutor (2005) pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Atualmente é livre-docente em dedicação exclusiva no Curso de Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Chefia nessa instituição o Laboratório de Ciências da Atividade Física e é Vice-Coordenador do Grupo de Estudos em Capacidades e Habilidades Motoras. Também atua como orientador no programa de pós-graduação da EEFE-USP (Conceito 6). Possui experiência nas áreas de Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Controle Motor, Voleibol, Pedagogia do Movimento Humano e Metodologia da Pesquisa. Interessa-se principalmente pelas diferenças individuais motoras e pelos fatores que afetam a execução e aquisição de habilidades motoras. Em 2012, concluiu pós-doutorado na University of Tennessee (Knoxville Campus, Department of Kinesiology, Recreation, and Sport Studies).

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

CAMPANHA, M.; MIRANDA MEIRA JR., C. Olho quieto e ansiedade no arremesso do basquetebol: uma revisão de estado da arte. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.70635. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/70635. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão