Limitações de métodos quantitativos para acessar a experiência corpórea humana: o Body Shape Questionaire e a Escala de Silhuetas de Stunkard
The Body Shape Questionaire and the Stunkard silhouettes scale
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70576Palavras-chave:
Imagem corporal., Insatisfação corporal., Hermenêutica.Resumo
O presente estudo objetiva realizar uma investigação sobre as fundamentações teóricas e modos práticos de acesso ao conceito de imagem corporal (IC) e insatisfação corporal, conceitos esses que buscam elucidar o modo de vivência corporal da existência. Para tanto, parte de uma revisão de literatura, construindo uma visão ampla dos métodos de investigação e conceitualização do construto IC. Os resultados apontam que a maioria das pesquisas revela que a população está insatisfeita com seu corpo. Postula-se, então, que o método de pesquisa induz esse resultado, pois move-se num círculo vicioso. Conclui afirmando a necessidade de pesquisas qualitativas que foquem a experiência de ser-no-mundo corporalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).