Análise temporal dos grupos de pesquisa da educação física no Brasil e sua vinculação com as linhas de pesquisa escola, esporte e saúde
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70362Palavras-chave:
Grupos de Pesquisa; Educação Física; Distribuição geográfica; Linha de pesquisa.Resumo
Analisou-se a trajetória dos Grupos de Pesquisa (GPs) da Educação Física (EF) no Brasil, caracterizando sua distribuição geográfica (estado/macrorregião) e a relação (vinculação) com as linhas de pesquisa do tripé investigativo Escola, Saúde e Esporte. Realizou-se busca parametrizada no painel DGPB Lattes. Alocou-se cada na temática principal da linha de pesquisa. Observou-se crescimento no número de GP de 1858.8% desde 1993; maior concentração nas regiões sudeste (n=250) e sul (n=181), nos estados de São Paulo (n=126) e Paraná (n=72) nas temáticas Esporte (n=247), Escola (n=122) e Saúde (n=113). Houve crescimento gradativo dos GPs da EF exceto nos 2016 a 2021, com maior número na região sudeste nas temáticas Esporte. Incentiva-se a nucleação de GPs nas regiões com menor número.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).