Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69956

Palavras-chave:

Inclusão, Formação de Professores, Educação Física

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a formação na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas da Rede Municipal de Rio Grande – RS. Fizeram parte da amostra do estudo 17 professores. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: formação do professor de Educação Física e políticas públicas educacionais inclusivas. Os resultados obtidos sinalizam que os conhecimentos docentes relacionados à inclusão, estão ligados a pratica da sala de aula na escola, tendo um diálogo contínuo com os conhecimentos da formação inicial e continuada.

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Biografia do Autor

Gabriel Gomes da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, gabrielgs_@hotmail.com

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Jennifer Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, jennifer.esef@gmail.com

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Alexandre Carriconde Marques, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, amcarriconde@gmail.com

Professor Doutor Adjunto do Curso de Educação Física na Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

GOMES DA SILVA, G.; RODRIGUES SILVEIRA, J. .; CARRICONDE MARQUES, A. Inclusão, formação e educação física: uma análise na perspectiva dos professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69956. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69956. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais