Possibilidades de ensino remoto para a educação física: análise de videoaulas planejadas para o 4° ano do ensino fundamental

ANALYSIS OF VIDEO CLASSES PROJECTED FOR THE 4th YEAR OF PRIMARY EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69547

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Atuação docente, Ensino Remoto, Infecções por coronavírus

Resumo

Investigamos as possibilidades de ensino remoto do componente curricular de Educação Física para estudantes do 4° Ano do Ensino Fundamental, por meio da análise de 66 videoaulas disponibilizadas no Canal Youtube TV Escola Curitiba. Na análise adotamos as técnicas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Evidenciamos, que as propostas contemplaram as unidades Esportes, Jogos/brincadeiras, Lutas, Danças e Ginásticas, oportunizando tanto a construção de saberes conceituais relativos a história, categorização, características e regras, quanto saberes corporais, experienciados na prática dessas manifestações culturais. Consideramos que outros professores possam se beneficiar dos materiais produzidos nas videoaulas, assim como, se inspirar para criar seus próprios canais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Caroline Gonçalves Macedo Monteiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil lauracrline@gmail.com

Estudante de Pós Graduação em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná.

Marcela de Melo Fernandes, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Arcos, Minas Gerais, Brasil marcela.fernandes@ifmg.edu.br

Doutoranda em Ensino (UNIVATES); Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais (UEMG); possui pós-graduação em Treinamento Desportivo, Personal Training -UNIFOR-MG , Educação Física Escolar FINOM, Nutrição Humana e Saúde - UFLA e Supervisão, Inspeção e orientação escolar - UCAM, Pedagogia do Esporte - FAA; graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educação Física - Unifor-MG, graduação também em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-02-25

Como Citar

RUBIRA SILVA, C. .; CAROLINE GONÇALVES MACEDO MONTEIRO, L. .; DE MELO FERNANDES, M. . Possibilidades de ensino remoto para a educação física: análise de videoaulas planejadas para o 4° ano do ensino fundamental: ANALYSIS OF VIDEO CLASSES PROJECTED FOR THE 4th YEAR OF PRIMARY EDUCATION. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69547. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69547. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Seção temática - Covid 19 e os desafios para a Educação Física