O DISCURSO MIDIÁTICO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPORTE: O ATLETA COMO MODELO DE COMPORTAMENTO.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6937Palavras-chave:
Mídia impressa. Atleta. Análise de conteúdo.Resumo
A mídia tem transformado os processos de comunicação e suscitado novas interações comunicativas entre os atores sociais. Tais processos geram códigos específicos que produzem efeitos de percepção, recepção e comportamentos sociais. Este estudo buscou identificar como o atleta se constitui enquanto ator social do esporte no discurso midiático. Foram analisadas reportagens da Revista Veja – de circulação nacional e grande visibilidade na mídia impressa brasileira –, presentes na seção de esportes de Janeiro de 2007 a Janeiro de 2008. Verificou-se a figura mítica do atleta como ator social do esporte, bem como suas representações como modelo de comportamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).