O DISCURSO MIDIÁTICO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPORTE: O ATLETA COMO MODELO DE COMPORTAMENTO.

Autores

  • Doiara Silva dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6937

Palavras-chave:

Mídia impressa. Atleta. Análise de conteúdo.

Resumo

A mídia tem transformado os processos de comunicação e suscitado novas interações comunicativas entre os atores sociais. Tais processos geram códigos específicos que produzem efeitos de percepção, recepção e comportamentos sociais. Este estudo buscou identificar como o atleta se constitui enquanto ator social do esporte no discurso midiático. Foram analisadas reportagens da Revista Veja – de circulação nacional e grande visibilidade na mídia impressa brasileira –, presentes na seção de esportes de Janeiro de 2007 a Janeiro de 2008. Verificou-se a figura mítica do atleta como ator social do esporte, bem como suas representações como modelo de comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC localizada na rodovia Ilhéus- Itabuna - BA. Mestranda do Programa de Pós - Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Representação Social e Mídia (GERSOM), da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Membro do Centro de Estudos em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos - CESPCEO. Temas de interesse:Comunicação, mídia, esporte e Educação Física; Metodologias de Pesquisa em Mídia.

Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica em Educação Física Escolar e Esporte (GPPEFE). Tenho experiência na área de Educação Física, com ênfase em atividades esportivas, educação física escolar, recreação e lazer.

Publicado

2009-11-30

Como Citar

DOS SANTOS, D. S.; MEDEIROS, A. G. A. O DISCURSO MIDIÁTICO E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPORTE: O ATLETA COMO MODELO DE COMPORTAMENTO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6937. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6937. Acesso em: 11 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais