Educação física, educação infantil e BNCC: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares

REFLECTING ON POSSIBLE CURRICULAR EXPECTATIONS

Autores

  • Juliano Silveira Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Florianópoalis, Santa Catarina, Brasil, juliano_silveira@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v25.69017

Palavras-chave:

Educação Física; Educação Infantil; BNCC

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo relacionar os pressupostos teóricos que embasam a Educação Física e as expectativas curriculares da educação infantil no âmbito da BNCC, apontando elementos curriculares ligados a uma Educação Física que ocorre na educação infantil. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo, cuja produção de dados se deu por meio da análise documental da BNCC. Os resultados apontam como principais resultados: as práticas corporais como objeto da ação pedagógica da Educação Física, a ampliação do repertório de movimentos das crianças, a brincadeira e a ludicidade como princípios da ação pedagógica da Educação Física, o corpo em movimento como um importante articulador das ações pedagógicas na educação de zero a cinco anos.

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Biografia do Autor

Juliano Silveira, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Florianópoalis, Santa Catarina, Brasil, juliano_silveira@yahoo.com.br

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

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Publicado

2022-05-27

Como Citar

SILVEIRA, J. Educação física, educação infantil e BNCC: refletindo sobre possíveis expectativas curriculares: REFLECTING ON POSSIBLE CURRICULAR EXPECTATIONS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/rpp.v25.69017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/69017. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios