Dança na escola: a formação do conhecimento corporificado
DANCE AT SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68206Palavras-chave:
Dança, Educação, Fenomenologia, Escola, ConhecimentoResumo
A dança é conteúdo oficial do ensino regular da disciplina de Educação Física. Com ela, professores podem desenvolver capacidades motoras, intelectuais, expressivas e sociais do aluno, e ampliar seu entendimento sobre fatos da cultura. Este ensaio se propõe a discutir a formação e o ganho do conhecimento por meio do ensino e aprendizagem da dança. A base foi a obra The Phenomenology of Dance de Maxin Sheets-Johnstone, e a Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty. Nesse contexto, o conhecimento sobrevém do conjunto de experiências vividas corporalmente pelo aluno durante à resolução das atividades, nisso, a relação corpo-movimento-cinestesia-cognição incide no principal mecanismo para o firmamento do conhecimento “corporificado”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).