ENCANTO E FASCÍNIO: DIMENSÕES DA SEDUÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6740Palavras-chave:
Educação Física, Poder, ViolênciaResumo
O objetivo deste estudo é descrever o fenômeno da sedução na relação pedagógica. Utilizou-se a etnometodologia como referencial teórico-metodológico na análise dos dados. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. A amostra foi intencional e constituída de três alunos universitários. Conclui-se que o fenômeno ocorre incessantemente na área educacional. Os dados evidenciaram duas categorias polares. Identificou-se uma dimensão de encantamento, onde os indivíduos interagem e edificam uma relação baseada na autonomia e outra, entendida como fascínio, em que o discernimento de uma das partes fica comprometido.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física – Poder – Violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).