ANÁLISE DE JOGO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: A EXEMPLO DO VOLEIBOL

Autores

  • Cristino Julio Alves da Silva Matias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6726

Palavras-chave:

Análise de Jogo, Jogos Esportivos Coletivos, Voleibol.

Resumo

Os Jogos Esportivos Coletivos, desde 1930, são estudados nas Ciências do Esporte e pelas próprias comissões técnicas por instrumentos de análise de jogo, para uma maior compreensão da lógica dos jogos. Este artigo visa apresentar a aplicação e os recursos tecnológicos para análise de jogo. Além disto, apresenta a análise de jogo por meio da modalidade esportiva Voleibol, através da evolução tática e da sua prática em alto nível no desporto atual. No jogo de Voleibol há sempre seis diferentes times em quadra, combinando com seis diferentes times do adversário, com combinações dependendo da fase de jogo, configurando de tal modo a importância da análise de jogo no Voleibol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristino Julio Alves da Silva Matias, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Ciências do Esporte, pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte da UFMG (2009). Dissertação de Mestrado intitulada: O Conhecimento Tático Declarativo e a Distribuição de Jogo do Levantador de Voleibol: da Formação ao Alto Nível / Graduação em Educação Física: Bacharelado & Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). / Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento Esportivo Técnico-Tático, Análise de Jogo, Psicologia Esportiva e Iniciação Esportiva. Atuação como treinador e pesquisador no Voleibol, com maior enfase de investigação científica nesta modalidade dos Jogos Esportivos Coletivos.

Currículos Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=W8038968

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física (INEF)(1973), de Buenos Aires, Argentina. Curso de Entrenador Nacional de Handball no Instituto Nacional de Deportes (IND) (1975), de Buenos Aires, Argentina. Mestrado em Ciencias do Esporte, realizado no Institut fuer Sport und Sportwissenschaft (ISSW) da Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1986), na R.F. Alemanha. Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil)(1995). Atualmente é professor associado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador na área do Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte, Metodologia do Treinamento Esportivo. As linhas de investigação se relacionam com os seguintes temas: Metodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento nos Jogos Esportivos Coletivos, Cognição e Ação. Handebol. Voleibol. Futsal. Futebol. Basquetebol. Treinamento Técnico e Treinamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos. Capacidades Coordenativas e Processos Cognitivos nos Jogos esportivos Coletivos.

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=S94997

Downloads

Publicado

2009-11-30

Como Citar

MATIAS, C. J. A. da S.; GRECO, P. J. ANÁLISE DE JOGO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: A EXEMPLO DO VOLEIBOL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6726. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6726. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais