RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Eduardo Caputo
  • Marcelo Cozzensa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6723

Palavras-chave:

IMC, Sobrepeso, aulas de Educação Física

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e participação nas aulas de Educação Física em escolares da rede de ensino pública e privada. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por alunos da sexta série do ensino fundamental, 16 da rede pública e 26 da rede privada de ensino. Resultados: A prevalência de sobrepeso e obesidade para alunos de escola pública e privada foram respectivamente: 43,7%/0 e 34%/11,5%. Foi encontrada diferença significativa entre o IMC dos alunos ativos quando comparado com os alunos inativos (23,9 ± 3,8 Kg/m² e 20,6 ± 3,1 Kg/m², respectivamente; p=0,02). Conclusão: Foi possível concluir que os indivíduos que demonstraram ser mais ativos nas aulas apresentaram menor IMC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Caputo

Professor licenciado pela Universidade Federal de Pelotas.

Marcelo Cozzensa da Silva

Doutor em Epidemiologia e Professor ajunto da Uiversidade Federal de Pelotas.

Publicado

2009-11-30

Como Citar

CAPUTO, E.; COZZENSA DA SILVA, M. RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6723. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6723. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais