RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Eduardo Caputo
  • Marcelo Cozzensa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6723

Palavras-chave:

IMC, Sobrepeso, aulas de Educação Física

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e participação nas aulas de Educação Física em escolares da rede de ensino pública e privada. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por alunos da sexta série do ensino fundamental, 16 da rede pública e 26 da rede privada de ensino. Resultados: A prevalência de sobrepeso e obesidade para alunos de escola pública e privada foram respectivamente: 43,7%/0 e 34%/11,5%. Foi encontrada diferença significativa entre o IMC dos alunos ativos quando comparado com os alunos inativos (23,9 ± 3,8 Kg/m² e 20,6 ± 3,1 Kg/m², respectivamente; p=0,02). Conclusão: Foi possível concluir que os indivíduos que demonstraram ser mais ativos nas aulas apresentaram menor IMC.

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Biografia do Autor

Eduardo Caputo

Professor licenciado pela Universidade Federal de Pelotas.

Marcelo Cozzensa da Silva

Doutor em Epidemiologia e Professor ajunto da Uiversidade Federal de Pelotas.

Publicado

2009-11-30

Como Citar

CAPUTO, E.; COZZENSA DA SILVA, M. RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i3.6723. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/6723. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais