RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6723Palavras-chave:
IMC, Sobrepeso, aulas de Educação FísicaResumo
Objetivo: o presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o índice de massa corporal (IMC) e participação nas aulas de Educação Física em escolares da rede de ensino pública e privada. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por alunos da sexta série do ensino fundamental, 16 da rede pública e 26 da rede privada de ensino. Resultados: A prevalência de sobrepeso e obesidade para alunos de escola pública e privada foram respectivamente: 43,7%/0 e 34%/11,5%. Foi encontrada diferença significativa entre o IMC dos alunos ativos quando comparado com os alunos inativos (23,9 ± 3,8 Kg/m² e 20,6 ± 3,1 Kg/m², respectivamente; p=0,02). Conclusão: Foi possível concluir que os indivíduos que demonstraram ser mais ativos nas aulas apresentaram menor IMC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).