O Perfil do estado de humor, da motivação e da impulsividade de escolares participantes dos jogos escolares da juventude

Autores

  • Karla Medeiros Costa Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, karla.costa@seduc.go.gov.br
  • Gustavo De Conti Teixeira Costa Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, conti02@ufg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.60057

Palavras-chave:

Escolares. Humor. Motivação. Impulsividade.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o estado de humor, a motivação e a impulsividade de escolares participantes dos Jogos Escolares da Juventude. A amostra foi composta por 147 estudantes de ambos os sexos com idades entre 12 e 17 anos. Os instrumentos utilizados foram a escala Brunel mood scale; a escala para a motivação para atividade física medida revisada (MPAM-R) e a escala de comportamento impulsivo (UPPS). Os resultados indicaram que o humor dos escolares apresentou fator positivo, com elevados níveis de vigor; as dimensões que mais motivam os escolares se relacionam à motivação intrínseca; e a impulsividade se caracterizou pela busca de sensações e urgência, indicando que tendem se engajar em situações e atividades excitantes e a curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo De Conti Teixeira Costa, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, conti02@ufg.br

Cognição e Ação Lab.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

COSTA, K. M.; COSTA, G. D. C. T. O Perfil do estado de humor, da motivação e da impulsividade de escolares participantes dos jogos escolares da juventude. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.60057. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/60057. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais