O Perfil do estado de humor, da motivação e da impulsividade de escolares participantes dos jogos escolares da juventude
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v23.60057Palavras-chave:
Escolares. Humor. Motivação. Impulsividade.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar o estado de humor, a motivação e a impulsividade de escolares participantes dos Jogos Escolares da Juventude. A amostra foi composta por 147 estudantes de ambos os sexos com idades entre 12 e 17 anos. Os instrumentos utilizados foram a escala Brunel mood scale; a escala para a motivação para atividade física medida revisada (MPAM-R) e a escala de comportamento impulsivo (UPPS). Os resultados indicaram que o humor dos escolares apresentou fator positivo, com elevados níveis de vigor; as dimensões que mais motivam os escolares se relacionam à motivação intrínseca; e a impulsividade se caracterizou pela busca de sensações e urgência, indicando que tendem se engajar em situações e atividades excitantes e a curto prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).